A primeira vez que li esse dado pensei: "Pera aí... tudo isso? Im-pos-sí-vel!"
Foi aí que entendi que a transição é na verdade o processo de adaptação no trabalho. Entram aqui quaisquer redimensionamentos quanto à função ou orientação no trabalho.
Adaptabilidade acaba sendo a competência que define nossa capacidade de se adequar a essas transformações na carreira. E essa competência é fundamental para o Futuro do Trabalho!
Na dúvida se você já precisou se adaptar no trabalho? Veja os formatos de transição de carreira existentes:
Entrada e reentrada: profissionais que estão começando suas carreiras (ou recomeçando após um longo tempo afastados do mercado;
Intracompanhia: mudanças que acontecem dentro da empresa, desde o início de um novo colega em sua equipe de trabalho até uma mudança de área;
Intercompanhia: a mudança de uma empresa para outra;
Interprofissão: a mudança de profissão propriamente dito;
De saída: consideramos aqui, desde a saída para períodos sabáticos até o afastamento de uma mulher para cuidar de seus filhos e a aposentadoria.
Ou seja, refletindo sobre meus passos de carreira, realmente metade (ou até mais) do aprendizado tem acontecido durante transições – até a transição para um período sabático já vivi.
Algumas dessas mudanças passaram quase que despercebidas, já outras exigem maior esforço ou dedicação, como a busca por um emprego, por exemplo.
Para alguns ainda pergunto: Será que não é a hora de buscar uma nova transição para se adaptar ao #FuturoDoTrabalho?
Para saber mais sobre o Futuro do Trabalho, leia em renata-almeida.com
Quer saber mais sobre Transição de Carreira?
Leia: Identidade
Leia: Existe Opção
Pronto para fazer a sua transição de Carreira?
A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, endendimento do mercado e conexão de contatos.
Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.
Comments